Prática Pedagógica

Apoio à prática pedagógica – ETAPA

O Sistema ETAPA oferece diversos recursos de apoio à prática pedagógica para professores e coordenadores, tanto por meio do próprio material didático, quanto pela web, através do Portal do Parceiro.

Preparação de aula

O material didático do Sistema ETAPA é estruturado de maneira a fornecer apoio na preparação de aula, para o professor, e facilidade para o acompanhamento de conteúdos e exercícios, para os estudantes.

Todo módulo é iniciado pelo Sumário, em que são identificadas as disciplinas. Cada disciplina é iniciada pelo Índice dos Capítulos, contendo Aulas compostas por Teoria, Resumo e Exercícios, encerrando-se com Atividades Adicionais. O professor encontra as Resoluções dos Exercícios de cada aula no Portal do Parceiro.

· Programações

Programação anual e planejamento horizontal de todas as disciplinas e séries, matrizes curriculares, cronograma de uso das apostilas, programação aula a aula, calendário de eventos e planilhas de acompanhamento são alguns dos materiais disponibilizados.

· Resoluções de exercícios

O passo a passo da resolução de todos os exercícios, tanto dos previstos no material didático, para serem resolvidos em aula, quanto dos sugeridos para atividades adicionais.

Educação Infantil · 2 a 5 anos

Desde pequeno, grandes valores

Passo a passo: Preparação de aula

No exemplar do professor, cada atividade é acompanhada por um guia didático que especifica suas metas e seus conteúdos, além de apresentar sugestões de encaminhamentos de aula e atividades complementares.

livros_infantis

A partir das orientações, o professor utiliza os materiais fornecidos pelo Sistema ETAPA, podendo acrescentar qualquer outro na sua prática de sala de aula, com base na leitura do guia didático.

 

Materiais e conteúdos para o aluno

Elaborado de modo a respeitar a faixa etária e valorizar o desenvolvimento infantil, o material oferece um suporte indispensável às atividades realizadas pela escola parceira neste segmento. Com ênfase em competências essenciais para esta fase da vida – Linguagem e Letramento, Matemática, Natureza e Sociedade, Descobertas, Artes, Movimento – as apostilas apresentam páginas ricamente ilustradas e de formato diferenciado, maiores e destacáveis, para fácil manuseio pela criança.

Por meio de seus conteúdos – que trabalham leitura, escrita, Matemática e Ciências – o aluno desenvolve a coordenação motora ampla e fina, a ordenação temporal, a linguagem, a lateralidade, as capacidades afetivas e de relacionamento social, a autonomia e o ritmo, aprendendo a se situar no espaço da escola e da sala de aula.

As atividades apostiladas são enriquecidas com jogos, brincadeiras de roda, expressão corporal, atividades físicas, dramatização, brincadeiras ao ar livre, recreação em ambientes fechados, aulas de culinária e artes, estímulo à oralidade com teatros e mímicas, exposições culturais, passeios, criatividade, musicalização, contato com laboratório e suas práticas, entre outras. Todas são focadas sobre eixos cognitivos identificados por ícones em suas descrições, e estão disponíveis no Pacote Digital Etapa, permitindo aos pais que interajam e acompanhem a educação de seus filhos por meio de notebooks, desktops ou dispositivos móveis.

apresentacao_dos_materiais

Apresentação dos materiais

Educação Infantil I e II – 2 e 3 anos

  • Uma atividade por página, com desenhos grandes e traçados grossos.
  • Folhas de maior espessura e tamanho exclusivo, para o melhor manuseio pelas crianças nessa faixa etária.
  • Folha de abertura com tema gerador que possibilita trabalhos envolvendo artes, dramatizações, músicas etc.

Matemática: contagem, noção de quantidade, formas geométricas e percepção visual de cores.
Leitura e letramento: estimula a aprendizagem e o gosto pela leitura.
Descobertas: compreensão do mundo em que vive.
Movimento: desenvolve as habilidades necessárias para a escrita e atividades de coordenação motora ampla e fina.
Datas comemorativas: conhecimento de datas importantes no Brasil e no mundo.

Educação Infantil III e IV – 4 e 5 anos

  • Apostilas divididas em unidades com páginas de abertura, que possibilitam projetos pedagógicos.
  • Início do ensino de Inglês a partir da Educação Infantil III.

Matemática: retomada e ampliação da contagem, reconhecimento de números, quantidades e geometria.
Linguagem e letramento: contatos com os signos escritos. Relato oral de experiências, recontagem de fatos e histórias, produção de textos coletivos.
Descobertas: conceitos básicos de Ciências, História e Geografia. Estudo de hábitos de higiene, corpo, plantas, animais, ambiente, entre outros.
Artes: desenvolvimento da expressão, equilíbrio, autoestima, autoconhecimento e integração social.
Inglês: situações e palavras simples escritas e pronunciadas.
Movimento: desenvolvimento da coordenação motora fina e ampla e esquema corporal.

Eixos cognitivos

Em cada atividade, o eixo cognitivo trabalhado é identificado por ícones.

Ensino Fundamental I

Do 1º ao 5º ano

Ensino forte: quanto mais cedo, melhor

Passo a passo: Preparação de aula

Além da programação de cada série, para cada aula o professor dispõe de um guia de orientação didática, que detalha os conteúdos, apresenta encaminhamentos e sugere atividades complementares. Reforçando a compreensão das propostas do material e a sua melhor aplicação são disponibilizadas no Portal do Parceiro, videoaulas com esclarecimentos específicos sobre cada apostila.

O conteúdo, então, é aplicado em sala de aula com o uso dos materiais de apoio que, nesta fase de transição, cumprem funções específicas para cada ano. Como nos exemplos aqui ilustrados, sobre conteúdos de Português para o 1º e o 3º ano.

No 1º ano, a alfabetização utiliza materiais que visam colocar a criança em contato com as letras, palavras e textos diversificados. No 3º ano, o aluno é estimulado a utilizar seu repertório, de modo a ampliar seu domínio e compreensão da língua.

Materiais e conteúdos para o aluno

Em meio a muitos e variados saberes, o Sistema ETAPA selecionou os mais relevantes para elaborar um material didático que leve o aluno a despertar sua vontade de aprender e experimentar nesta fase do aprendizado.

Colorido, bem ilustrado e expressando ideias por diferentes formas de linguagem, de modo a facilitar a compreensão, seu conteúdo possibilita uma formação integral da criança, para que ela tenha condições de adquirir conceitos, desenvolver habilidades, estimular capacidades afetivas e formar atitudes e valores.

No 1º ano ocorre a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. A alfabetização é feita com apoio musical, com canções cujas letras estão nas apostilas e as melodias podem ser baixadas do Portal do Parceiro via desktops, laptops ou dispositivos móveis. Os cadernos seguem uma ordem de utilização mensal, com página de abertura apresentando os assuntos por meio de curiosidades e desafios, reunindo as matérias num mesmo volume: Matemática, Complementos de Matemática (Geometria), Português, Ciências (laboratório), Geografia e História.

O ensino é trabalhado pelo princípio da Espiral Crescente, em que os conceitos apresentados são constantemente retomados e ampliados, permitindo ao aluno acompanhar os conteúdos de forma comparada e gradativa.

  • A Geografia é trabalhada com a finalidade principal de levar os alunos a compreender de forma mais ampla a realidade, conhecer o espaço geográfico e sua relação com a natureza.
  • Em História, o enfoque é voltado para a compreensão das semelhanças e diferenças e das transformações presentes e passadas no modo de vida da localidade e do grupo social do aluno.
  • Os conteúdos de Ciências são abordados de forma inovadora e estimulante, principalmente pelas práticas em laboratório.
  • As atividades de Português sempre partem de um texto de abertura. São estudados interpretação, gramática aplicada, exercícios de ortografia e oficina de textos.
  • Em Matemática, desde o 1º ano começa a estruturação de fundamentos da Geometria, que se aprofundarão nos anos seguintes.

livros_etapa2

Números Inteiros

Só o Sistema ETAPA oferece um curso assim

Para os três últimos anos deste segmento, o Sistema ETAPA oferece o curso opcional “Introdução aos números inteiros” — com materiais especialmente desenvolvidos e abordagem lúdica que favorece a interação e a reflexão, facilitando seus primeiros passos no universo dos números e abrindo o caminho para uma formação mais sólida.

Para implementação deste curso nas escolas, o Sistema Etapa oferece aos professores um treinamento específico.

Ensino Fundamental II

Do 6º ao 9º ano

Criar alicerces para o conhecimento é fundamental

Passo a passo: Preparação de aula

preparacao_aula

Todo o material de apoio ao professor é acompanhado de orientações didáticas, foco para cada aula e propostas de dinâmica, bem como das resoluções de todos os exercícios.

livro_etapa_textos

A partir dos pontos estabelecidos na orientação didática, o professor aborda o conteúdo da apostila em sala de aula, guiando-se pelas orientações sugeridas ou acrescentando elementos que considere úteis para o desenvolvimento da aula.

Materiais e conteúdos

Através de um material moderno e atualizado, as disciplinas são distribuídas ao longo de oito volumes anuais com capítulos cuidadosamente organizados e ilustrados de modo a estimular interesse. Por meio de textos, fotos, desenhos, mapas, gráficos, infográficos, exercícios resolvidos e textos complementares, a teoria é exposta de forma envolvente e cativante.

Nesta fase o aluno tem um contato prévio com uma série de assuntos que serão desenvolvidos com maior profundidade no Ensino Médio. Considerando a construção da melhor base para esse avanço, a prática educacional é realizada pelo método da Espiral Crescente, em que os conceitos são distribuídos pelas séries e retomados constantemente, possibilitando o aprendizado mais completo e aberto. É dada a continuidade do ensino da Geometria (iniciado no Ensino Fundamental I, com o nome de Complementos de Matemática) e os alunos estudam Química, Física e Biologia separadamente. Essas três disciplinas contam ainda com atividades de laboratório – acompanhadas por apostila específica – em que são aplicados os conhecimentos adquiridos em sala de aula de modo prático e dinâmico.

livros_etapa

livro pratica pedagogica